CONHEçA MAIS SOBRE A REGIãO EM QUE O HOTEL FAZENDA CACO DE CUIA ESTá SITUADO

A 57 km de Belo Horizonte e em plena Estrada Real, o município de Itabirito, localizado entre inspiradoras montanhas e sob solo rico em minerais, é uma cidade onde aventuras não faltam ao visitante. Cavalgar, pedalar e caminhar pelas belezas naturais exuberantes, banhar-se nas límpidas cachoeiras e se divertir na histórica Ferroviária são uma das opções do que se fazer na cidade. Além disso, o contexto histórico do município também oferta ao turista um riquíssimo conhecimento, já que Itabirito é dona de igrejas e construções que relatam com fidelidade os tempos do Império.

A história das terras que, hoje, abrigam a bela cidade começou a se delinear no final do século 17, quando as descobertas de ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto provocaram grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais. Colonos e imigrantes de vários lugares começaram a povoar o território, que, em pouco tempo, se transformou em arraiais, freguesias e vilas.

O povoamento inicial na sede e nos distritos de Itabirito Acuruí, Bação e São Gonçalo do Monte é contemporâneo às primeiras explorações auríferas em Minas. Durante esse período, destacam-se: a presença do distrito de Acuruí (antigo Rio das Pedras) em um dos braços da Estrada Real, ligando Sabará a Ouro Preto; o Pico de Itabirito como marco geográfico para os deslocamentos das expedições pelo Rio das Velhas; e a edificação de grande parte dos antigos templos religiosos de Itabirito.

Fonte: Descubra Minas.com

Conheça mais sobre Itabirito! Acesse os sites:

http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoApresentacao.aspx?cod_destino=14

http://www.arq.ufmg.br/nehcit/itabirito/


Mercearia Paraopeba

O vídeo já seria fascinante se apenas contasse a história da Mercearia Paraopeba, na mineira Itabirito, cidade de 43 mil habitantes a 55 quilômetros de Belo Horizonte. Vai muito além disso. Em 7 minutos e 6 segundos, fica estabelecido o contraste entre o templo do cinismo e uma pequena fortaleza que abriga o que há de melhor no Brasil. Num cenário cuja decoração dá água na boca, duas gerações de pequenos comerciantes confirmam que valores morais e éticos não podem ser revogados. Fonte: Revista Veja Leia mais: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/mercearia-paraopeba/

(31) 9728-2950 · (31) 4009-4577 · (31) 9472-3914

reservas@cacodecuia.com.br