Nossa História
Cuia - a casca do fruto da cuieira, que, depois de seca e limpa, é empregada pelos indígenas como prato.
Na década de 1950 a fazenda Caco de Cuia foi uma referência local na produção de hortaliças e frutas, em parceria com imigrantes japoneses, especialmente através de dona Aída e seus familiares. No local foi construído um dos primeiros silos de encosta do estado de Minas Gerais, com 200 toneladas de capacidade, utilizado para a conservação de forragens a serem usadas para a alimentação do gado no período da seca.
No ano de 1975, a fazenda foi adquirida pelo médico ortopedista e professor José Henrique Godoy da Matta Machado, como local de lazer para sua família. Inicialmente estruturada para a pecuária de leite, no ano de 1981 foi convertida para a agricultura orgânica e biodinâmica, sendo uma das primeiras fazendas em Minas Gerais a ser certificada como orgânica.
No ano de 1988 a casa-sede da fazenda foi reformada e transformada em hotel, e no ano de 2010 iniciou-se uma renovação da sede, incluindo uma reforma de um antigo galpão transformado em espaço para eventos. Em 2021 iniciou-se uma parceria com um agricultor familiar que produz frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos.